Sobre

A EXPOSIÇÃO QUILOMBOS DO VALE DO JEQUITINHONHA, RESISTÊNCIA, CULTURA E MEMÓRIA PROCURA RESGATAR A CULTURA QUILOMBOLA POR TODO ESTADO DE MINAS GERAIS


Veja na integra tudo sobre essa notícia.

A EXPOSIÇÃO QUILOMBOS DO VALE DO JEQUITINHONHA, RESI...

A Exposição Quilombos do Vale do Jequitinhonha, resistência, cultura e memória procura resgatar a cultura quilombola por todo estado de Minas Gerais.

Desdobramento de extensa pesquisa homônima de preservação da memória e cultura quilombola, premiada pelo IPHAN, a exposição evidencia um rico acervo de fotos, vídeos e utensílios da cultura tradicional do Vale do Jequitinhonha.
Ancestralidade, alegrias, dificuldades, costumes, festas e conhecimentos tradicionais são revelados com muita emoção neste projeto.
A exposição será aberta no dia 3 de junho, em Chapada do Norte, e fica em cartaz até o dia 8 de julho de 2023, entre 9h e 17h, de segunda a sábado, no Salão do Casi.

É um rico acervo de fotos em altíssimo padrão de impressão, vídeos e utensílios da cultura quilombola, como bateia, tambores, vasos de barro e ferro centenários, objetos de trabalho, artesanato e vestimenta, a exposição traz textos informativos e de exaltação a essa população tradicional num espaço especialmente concebido para melhor revelar os costumes, as celebrações, o povo e a imensurável cultura quilombola de toda região.