ESCOLA MUNICIPAL NÍVEA DE OLIVEIRA PROMOVE AÇÃO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL ABORDANDO OS 200 ANOS DA IRMANDADE E DA FESTA DO ROSÁRIO

ESCOLA MUNICIPAL NÍVEA DE OLIVEIRA PROMOVE AÇÃO DE E...

• O primeiro momento aconteceu no dia 14 de Junho de 2022 com uma palestra do secretário municipal de cultura e turismo e atual procurador geral da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário explicando sobre o aniversário de 200 anos da Irmandade e sobre a realização da ducentésima Festa do Rosário que será realizada em Outubro do corrente ano.
Além do tema Festa do Rosário, a cultura do município foi abordada na conversa; a importância das crianças e jovens estarem inseridos na cultura local como forma de manter viva para as próximas gerações toda essa riqueza do município. A supervisora Mirian conversou com os alunos sobre o livro “Deus no Vale”, de autoria do seu pai, o Mestre Chato líder da Folia do distrito de Santa Rita do Araçuaí. A diretora da escola Gilda Santos ressaltou a importância do trabalho e enfatizou que a escola planeja um projeto voltado para explorar a cultura do município chapadense.
Os presentes também assistiram trechos do dossiê do IEPHA-MG sobre o registro da Festa do Rosário como “Patrimônio Cultural do Estado de Minas Gerais”
O evento que teve a participação dos alunos, professores e toda equipe técnica da E.M.Nívea de Oliveira foi uma iniciativa da professora Janete Auxiliadora Soares e foi preparatório para a celebração da Quinta Feira dia 23 de Junho.

• No dia 23 de Junho na segunda parte da atividade foi dia de festejar.
Os alunos que assistiram atentamente todas as falas e para celebrar estiveram presente os Tamborzeiros do Rosário e a Congada Nossa Senhora do Rosário que animaram o ambiente com danças, batuques,
tambores, cantigas e sons.
A comemoração terminou com a benção do Frei Felipe e a distribuição do angu e do doces tradicionais na Festa do Rosário.