OFICINA DE TRANÇADO DA PALHA DO MILHO EM GRANJAS DO NORTE E VARGEM DO SETÚBAL

OFICINA DE TRANÇADO DA PALHA DO MILHO EM GRANJAS DO ...

Levamos as oficinas do trançado da palha de milho para outras duas comunidades na zona rural de Chapada do Norte, desta vez fomos ao Granjas do Norte e Vargem do Setúbal.
Essas comunidades foram escolhidas por serem mais populosas e possuírem em suas lavouras também plantio de milho, o que favorece a doação da matéria prima.
No Granjas do Norte as oficinas foram ministradas pela artesã Aneli Pereira, com 12 participantes.
A comunidade celebra no final do mês de Julho, a tradicional Festa de São Geraldo, onde os devotos celebram novenas, missas, levantamento de mastro e mesadas de leilão, onde todos se reúnem para doar as prendas e dar lances para arrematar doces, carnes e quitandas.
Em Vargem do Setúbal as oficinas foram realizadas sob supervisão do artesão José Neto.
Vargem do Setúbal também celebra seu padroeiro numa tradicional Festa de São Francisco de Assis que acontece de 1 a 3 de outubro, com dança folclórica, mesadas de leilão, levantamento de mastro, café da manhã comunitário e distribuição de doces. As duas comunidades estão a mais de 60 kms da sede do município, isso o dificulta a logística de transporte e por isso nosso agradecimento às parcerias e suporte da Secretaria de Assistência Social e do patrocínio do BDMG.
Esperamos assim que o aprendizado do artesanato na palha de milho possa beneficiar ainda mais mulheres e homens e em breve, possamos receber mais artesãos em nossa Associação.

Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Assistência Social, Arca e Tingui.

Prefeitura Municipal de Chapada do Norte
Um Município para todos

#cultura #palhademilho #artesanato #apoio #chapadadonorte #minasgerais #ummunicipioparatodos